Nem sempre o básico é tão básico. Do amador ao profissional – será que você está cobrindo todos estes pontos abaixo? Mesmo com todas as dicas, é preciso treinar principalmente a saída da água e a retirada da Wetsuit em movimento até a sua bike – cobrindo os movimentos de retirada progressivamente com calma e, aos poucos, com agilidade e velocidade.
1- Deixe sempre sua wetsuits do lado avesso até a próxima nadada. Ele é mais resistente, evitando assim possíveis cortes do lado externo – que é mais frágil.
2- Ao colocar a Wetsuits, cuidado com suas unhas – procure sempre usar a parte de dentro dos dedos para puxar o material para cima.
3- Um saco plástico pode te ajudar muito tanto para vestir as pernas, como os braços.
4 – Sempre puxe bem a roupa para cima nas canelas e também nos braços (1-15cm). Você vai pode ajustar para baixo, no final.
5 – Ao chegar com a roupa na cintura, ajuste as pernas, com calma, e depois suba o material para o tronco e braços.
6 – Considere um lubrificante para passar nos tornozelos, pescoço e punhos. Eles evitam assaduras e promovem uma retirada mais rápida da Wetsuits.
7 – Reserve sempre um bom tempo para colocar sua Wetsuits com calma. Não se apresse!
8 – Realize algumas rotações de braço e alongamentos para ajustar e acomodar a Wetsuits.
9 – O apoio de uma pessoa para fechar o zíper da sua Wetsuit é bem-vinda.
10- Ao sair da água, você pode ir soltando aos poucos o zíper, retirando os braços e baixando o material até a cintura, respire, sempre tranquilo. Chegando na bike ou vestuário, pise na Wetsuit para ajudar a retira a parte final com as próprias pernas – conforme o vídeo.