No mundo do ciclismo itens como peso da bike, rodas de carbono e rolamentos de cerâmica fazem bastante diferença na performance do atleta. Contudo se o arrasto aerodinâmico for alto, toda a eficiência conseguida com os acessórios anteriores poderá ser reduzida drasticamente.
Quando o assunto é arrasto aerodinâmico, um capacete aero, roupas justas e depilar a perna pode não ser o suficiente. O maior arrasto pode estar vindo da sua coluna!
Para entender o quanto o arrasto aerodinâmico interfere no ciclismo, basta saber que 70% a 90% da potência gerada pelas pernas é para neutralizá-lo.
Um estudo realizado através de testes experimentais em um túnel de vento por uma equipe de pesquisadores da Bélgica e Holanda, mostrou que posições mais agachadas, ou seja, aquelas que tendem a reduzir a área frontal, garantem melhores resultados.
Agora já sabemos que inclinar mais o tronco diminui a resistência contra o ar, basta aproximar o tronco do selim?
Ver essa foto no Instagram
Mais ou menos, não é tão simples assim!
Quando o ciclista não tem uma boa mobilidade de coluna e flexibilidade nos isquiostibias (posterior da perna), posições mais aerodinâmicas se tornam praticamente impossíveis.
Isto ocorre tanto pelo desconforto lombar, como pelo fato de a coluna deste atleta não conseguir ficar tão reta.
Mas com 5 exercícios que não gastarão nem 15 minutos do seu dia, você pode conseguir a tão sonhada posição aero.
COMO FAZER:
– Os exercícios de mobilidade podem ser feitos a qualquer hora do dia. Uma boa dica é fazê-los antes do treino, como aquecimento.
– Tenha constância! Faça de 2 a 3 vezes por semana.
– Realize os exercícios de forma lenta e controlada.
– Faça de 2 a 3 series de 10 repetições.
Em poucas semanas voce notará a diferença no seu corpo e no seu pedal.
Bons treinos!
Fabíola Vieira
Fisioterapeuta/ triatleta amadora