O triathlon é mais do que um esporte, é um estilo de vida e, no início, é muito comum começar em modo “all in”. Muitas vezes, menos é mais! Aproveite a jornada e confira estas 10 dicas básicas para quem pretende iniciar no desafio de nadar, pedalar e correr.
1) Comece com uma distância Sprint: A distância Sprint é a distância mais curta e mais “amigável” para iniciantes no triathlon. São 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida (ou, quando oferecida, pela distância Super Sprint, que é metade da Sprint). Essa distância lhe dará uma amostra de como é um triathlon sem ser muito desgastante.
2) Invista no equipamento certo: Embora você não precise gastar muito, investir em equipamento de qualidade fará uma grande diferença em seu desempenho e experiência geral. Um bom wetsuit, uma bicicleta confortável e tênis de corrida adequados são essenciais.
3) Pratique natação em águas abertas: A natação em águas abertas pode ser intimidante, mas é importante se sentir confortável com ela, já que a maioria dos triathlons ocorre em águas abertas. Pratique – nunca sozinho – em um lago ou praia local para se acostumar a nadar em condições imprevisíveis.
4) Treine as três disciplinas: O triathlon envolve natação, ciclismo e corrida, portanto, treine as três disciplinas regularmente. Tente realizar pelo menos 3 treinos por semana em cada disciplina.
5) Siga um plano de treinamento estruturado: Um plano de treinamento estruturado ajudará você a permanecer no caminho certo e progredir em direção aos seus objetivos. Procure planos projetados especificamente para iniciantes ou trabalhe com um treinador para criar um plano personalizado.
6) Treine as transições: As transições entre cada disciplina podem ser tão importantes quanto as próprias disciplinas. Pratique a transição da natação para a bicicleta e da bicicleta para a corrida para minimizar o tempo perdido durante a prova.
7) Alimente-se adequadamente: o triathlon é um esporte exigente, que requer nutrição e hidratação adequadas. Certifique-se de abastecer seu corpo com refeições saudáveis e balanceadas e mantenha-se hidratado durante todo o treinamento e no dia da prova.
8) Participe de uma assessoria de triathlon: Ingressar em uma assessoria de triathlon é uma ótima maneira de conhecer outros triatletas, obter dicas e conselhos de mais experientes.
9) Comece devagar: É fácil se deixar levar pela empolgação e forçar cedo demais. Lembre-se de começar devagar e aumentar gradualmente para evitar lesões e overtraining.
10) Aproveite a jornada: o triathlon é um esporte desafiador e recompensador, que leva tempo e dedicação para dominar. Aproveite a jornada e comemore seu progresso ao longo do caminho!