Foi realizado na manhã deste domingo em Salvador, na Bahia, o Campeonato Brasileiro Standard de Triathlon na distância respectiva com 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.
O triatleta natural de Belém Danilo Pimentel após uma natação no grupo líder, acabou atacando no início do ciclismo, seguindo direto, deixando de cumprir uma pequena parte do ciclismo – onde outros 6 atletas também erraram e retornaram, em um trecho confuso.
Nos 40km Danilo liderou por 2 voltas e meia até que o grupo o alcançou. Eles foram todos juntos até a transição 2 – para a corrida, onde a prova seria definida.
Após 2 voltas e meia, por volta do km 7, Danilo dominou deixando Lucas Galdino (sub23) e Pedro Fernandes (sub23) na 2ª e 3ª colocações – resultado final.
Para surpresa de todos, após a cruzar a linha de chegada, de forma emocionante, Danilo Pimentel foi desclassificado pelo erro no ciclismo, deixando o título nas mãos de Yago Alves, primeiro na elite, 4º colocado no geral – atrás de Galdino e Fernandes, os dois primeiros na categoria sub23.
No feminino Julia Munhoz dominou a natação mexida após 1500m, com Luma Guillen seguida de perto. As duas se juntaram e foram revezando na bike. A prova tinha o vácuo permitido.
Quando todos pensavam que teríamos um bom duelo na corrida final, Munhoz abandou com muitas dores estomacais após ter engolido muita água na natação.
Guillen seguiu solo e mais líder do que nunca, administrando a vitória na corrida.
O evento contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Sudesb e Petrobahia, com organização da Confederação Brasileira de Triathlon e Triathlon Bahia.
Veja abaixo os resultados do Alto Rendimento:
Elite Masc
- Yago Alves 1:57:42
- Felipe Bianchi 2:00:28
- Reinado Colucci 2:06:07
Elite Fem
- Luma Guillen 2:22:15
- Rharana Pereira 2:41:18
Sub23 Masc
- Lucas Galdino 1:57:15
- Pedro Fernandes 1:57:21
- Luigi Vanzella 1:57:49
Sub23 Fem
- Sofia Gelati 2:25:17