O treino específico de repetição de subida é excelente para quem quer melhorar seu desempenho na corrida. Entretanto, ainda é visto como um desafio e isto acaba atrapalhando a execução ou sendo negligenciado por muitos atletas.
Para ganhar potência e aumentar o rendimento na corrida, é importante fazer diferentes tipos de treinamento; incluir subidas neste repertório irá melhorar sua base muscular dos membros inferiores que é fundamental para este ganho.
Independente do nível do atleta, este tipo de treino pode ser realizado. Para uma melhor execução, o treinador deve ajustar a carga ideal para cada atleta. O baixo impacto da subida é até menos lesivo do que estímulos fortes no plano, mas realmente a intensidade poderá chegar a níveis mais altos.
Fugindo um pouco do que é dito sobre este treino, que melhora o gesto motor da corrida e promove o ganho de força, vou falar sobre a “Tripla Extensão”, ponto importante a ser melhorado pelo corredor e que conseguimos com este tipo de treinamento.
Tripla Extensão = Potência e Propulsão
Esta extensão tripla refere-se a uma série de três articulações que se estendem praticamente ao mesmo tempo para produzir o movimento desejado.
As articulações envolvidas são
1) Extensão do quadril;
2) Extensão do joelho;
3) Extensão do tornozelo (também conhecida como flexão plantar).
A extensão simultânea dessas três articulações coincide com a contração simultânea da cadeia posterior.
A musculatura do glúteo, isquiotibiais e panturrilha é sequenciada de maneira a produzir extensão nas três articulações ao mesmo tempo (ideal). Quanto melhor esta extensão, mais poder será gerado e consequentemente mais veloz ficará o atleta.
Portanto, inclua este tipo de treino na sua semana e verá sua corrida atingir outro nível. Um ponto importante é que este treino pode ser realizado em qualquer momento do ciclo, mas para cada um deles a carga (volume e intensidade) será ajustada para um melhor aproveitamento.
Cid Barbosa é Trisutto Coach/Head Coach Cbsports. @cbsports @conceptnatal