A fragilidade óssea, a qual leva a osteopenia e osteoporose, em grande parte acomete mulheres em decorrência da menopausa, mas também pode ocorrer no processos que envolvam o envelhecimento, doenças inflamatórias, medicamentos, deficiências nutricionais, genético, além de sedentarismo em ambos os sexos.
Na atividade física uma das preocupações é o desequilíbrio entre exercício e nutrição, como ocorre quando RED’S (Deficiência Energética Relativa ao Esporte), pois a saúde óssea fica comprometida e pode levar a lesões por estresse ósseo e osteoporose precoce.
FRATURA POR ESTRESSE
A fratura por estresse em atletas parece ser recorrente quando em inadequado aporte nutricional em relação à demanda dos treinos e ainda quando volumes e intensidades de treinamentos não correspondente à capacidade do atleta, o que leva à fragilidade óssea.
Para prevenir lesões por estresse ósseo assim como a osteopenia/ osteoporose precoce, é necessário uma ingestão adequada de macro e micronutrientes, considerando um equilíbrio saudável entre exercícios e nutrição.
Sobre os micronutrientes, além da ingestão adequada de cálcio outros nutrientes também tem se mostrado necessários, assim como para que ocorra o adequado aproveitamento do cálcio pelo corpo a vitamina D se faz de extrema importância, vitamina K, magnésio, boro e os peptídeos de colágeno, são fundamentais pois estão envolvidos com a saúde óssea.
Fique atento a sua ingesta de alimentos fontes desse micronutrientes, assim como nas quantidades adequadas dos proteínas, carboidratos e boas gorduras, e se mantenha no ciclo de treinamento sem lesões.
Alimentos ricos em:
Boro – Ameixa seca, Abacate, Kiwi, Maçã, Leguminosas, Cogumelos, Avelã, e Beterraba.
Vit K – Couve de Bruxelas, Espinafre, Couve-flor, Brócolis, Alface e Repolho roxo.
Magnésio – Abacate, Farelo de trigo, Castanhas, Semente de abóbora, Amêndoas, Aveia, Amendoim, Nozes, Grão de bico e Semente de girassol.
Janaina Porto Alegre: @janainaportoalegre