À medida que o evento-teste olímpico de Paris se aproxima rapidamente, faltando menos de 10 dias para o início da Etapa Teste na capital francesa, ainda há dúvidas sobre se o evento será capaz de acontecer como planejado, com o swimbikerun Standard. O medo da má qualidade da água no rio Sena ameaça a etapa de natação da prova.
No último sábado, a World Aquatics anunciou o cancelamento da Copa do Mundo de Natação em Águas Abertas, iniciada para Paris no rio Sena. O motivo alegado foi a qualidade da água do Sena caindo abaixo dos padrões aceitáveis devido às fortes chuvas recentes na cidade, um problema que colocou o World Triathlon em alerta vermelho.
Em comunicado divulgado pela entidade dirigente, foi anunciado que a prova decorreria independentemente da qualidade da água, sendo o qual a opção alternativa caso a etapa de navegação já não fosse viável. Embora seja positivo que o evento seja realizado, a mudança para um Duathlon agora pode anular muitas políticas de seleção de Federações Nacionais para os Jogos Olímpicos, que tem como classificatória o Evento Teste dentro dos critérios de cada nação.
A World Triathlon permanece positiva com relação a realização da natação e torce para que o tempo melhore nos próximos dias, sem chuvas.