Connect with us

Hi, what are you looking for?

News

Ironman 70.3 Rio revive os velhos tempos

Meio Ironman no Rio retornou ao berço do esporte. Iuri Vinuto e Patricia Mendes vencem na cidade maravilhosa

Neste domingo o triathlon brasileiro reviveu e comemorou 40 anos do  nascimento do esporte, com a realização do Itaú BBA Ironman 70.3 Rio de Janeiro, o Meio Ironman da Cidade Maravilhosa.

Foi no Rio de Janeiro, há 40 anos, no dia 15 de maio de 1983, realizado o primeiro triathlon oficial no país com as distâncias de 600m de natação, 43km de ciclismo e 11km de corrida. A prova foi toda no Aterro do Flamengo, local do ciclismo e corrida da prova deste domingo.

Com a natação em Copacabana, mesmo palco dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nem o vento e a chuva estragaram a festa. Após 1900m em mar mexido, os triatletas tiveram que “escalar” as escadas do Forte de Copacabana para acessar as sua bikes, descendo uma ladeira desafiadora para então montar nas suas “máquinas” rumo aos 90km de ciclismo em direção ao Aterro do Flamengo, em duas voltas que compreendiam o percurso da Praia de Botafogo até a Rodoviária Novo-Rio, passando por diversos pontos icônicos como o Pão de Açúcar, o Aeroporto Santos Dumont, Aterro, do Flamengo Monumento dos Praçinhas, Túnel Marcelo Alencar, entre outros.

Em uma verdadeira festa do esporte em um cartão postal, com a transição do ciclismo e chegada na Marina da Glória, o cenário de um dos triathlons mais bonitos do mundo estava montado.

A chuva apertou durante os 21km finais do desafio, mas não tirou o brilho da chegada emocionante localizada à beira da Baía de Guanabara, atrás da Marina, com o visual do Pão de Açúcar ao fundo em um set-up de produção artística, montado pela organizadora Unlimited Sports. Todos chegavam ao pórtico final por meio de um tablado de madeira, sinuoso, que levava à tão sonhada “finish line, onde o mantra “Tudo é possível” era incorporado 100%, com muita emoção dos familiares, atletas e amigos que aguardavam ao entorno. Foi um linda experiência para todos.

Patrícia Mendes (foto abaixo) foi a grande vencedora, disparada, mais uma vez. Ela venceu a sua segunda prova do Circuito deste ano. Em 2022 foram 5 vitórias. Mikelle Coelho e Luiza Pais completaram o pódio.

 

 

No masculino Iuri Vinuto mostrou as garras na sua especialidade e venceu com a melhor corrida do dia em 1h16min para os 21km, superando Guilherme Guido e Marcelo Bodanese. (foto do pódio masc. abaixo)

 

 

O evento, só para amadores, teve a participação do triatleta profissional Santiago Ascenço,  de 41 anos. Ele foi o primeiro a chegar, disparado, mas não computou para o resultado da prova – visto que ainda não está adequado as regras para competir na categoria amadora, segundo a Ironman.

Santiago competiu no Iron Cruz como profissional, há menos de 1 mês, mas a partir de agora, comunicou que pretende competir somente na categoria amadora.

 

RESULTADOS

FEMININO
1. PATRICIA MENDES FRANCO (BRA), 4h26min25
2. MIKELLE COELHO (BRA), 4h40min12
3. LUIZA PAIS DA COSTA (BRA), 4h47min59

MASCULINO
1. IURI VINUTO JOSINO (BRA), 4h07min43
2. GUILHERME GUIDO VALENTE PALMA(BRA), 4h12min34
3. MARCELO BODANESE (BRA), 4h12min49

Written By

press@trisportmagazine.com

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement