Salvador, na Bahia, recebe neste domingo triatletas de todo o país para a disputa do Circuito Brasil Super Series – o campeonato Brasileiro de Sprint. Com largada as 7h da manhã, o desafio de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida nos arredores do 2° Distrito Naval, Bairro Comércio, será válido pela 3ª etapa do circuito.
O Brasil Super Series Sprint que é composto por cinco eventos de Triathlon Sprint em 2023, teve sucesso com as duas primeiras etapas sendo realizadas em Florianópolis/SC e no Rio de Janeiro, contando com a participação maciça de atletas de todos os cantos do país.
Em Salvador, o evento contará com atletas das categorias de idade e alto rendimento (Para Triathlon, Elite, Sub23, Junior e Youth).
Em parceria entre a Confederação Brasileira de Triathlon e a Federação Baiana de Triathlon, o triathlon conta com grandes apoiadores: Governo do Estado da Bahia, SUDESB e Comando do 2º Distrito Naval e a Marinha do Brasil.
O CEO da Confederação Brasileira de Triathlon, Virgílio de Castilho, comentou sobre a importância do Circuito:
” O Brasil Super Series é o evento mais importante para a Confederação Brasileira de Triathlon, pois nele é detectado os grandes talentos, os futuros atletas que representarão o país nas competições internacionais e missões paralímpicas e olímpicas do Comitê Olímpico Brasileiro. Muito importante também a integração dos atletas amadores com os atletas de alto rendimento.”
O presidente da Federação Baiana de triathlon Cleber Castro também comentou sobre a importância da data do evento:
” O que muito pouca gente sabe é que neste domingo, dia do evento, nós comemoramos o dia da independência da Bahia – o que na verdade levou a Independência do Brasil – uma data muito importante para todos nós baianos e brasileiros, junto com o triathlon, todos nós juntos.” Comentou o presidente Cleber.
O próximo evento será realizado em 16 de setembro – em Fortaleza, Ceará A última etapa será o Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, em Brasília, em 15 de outubro, e contará com a provas de Para Triathlon e Infantil, além da tão esperada Copa do Mundo de Triathlon com a presença da elite mundial, que retorna ao país após 19 anos.