News

Triatletas atrás das primeiras vagas para os Jogos de Paris 2024

Evento teste na capital francesa terá 4 dias de provas e vagas em jogo

A cidade olímpica de Paris recebe nos próximos dias os melhores triatletas e paratriatletas de elite do planeta para o Evento Teste Olímpico na cidade da Luz.

O palco está montado e a emoção é palpável. Tendo como pano de fundo marcos icônicos como a Torre Eiffel, entre tantos 0utros,  em quatro dias de provas.

OS ATLETAS
65 homens e 65 mulheres largarão nas provas individuais em Paris. Veja o start list aqui

Simplesmente o melhor. Essa é a frase que melhor resume a largada para o Paris Test Event 2023, tanto no campo masculino quanto no feminino. Quase todos os medalhistas olímpicos de Tóquio – Flora Duffy, Katie Zaferes, Taylor Knibb, Cassandre Beaugrand, Leonie Periault, Kristian Blummenfelt, Alex Yee, Hayden Wilde, Jonathan Brownlee, Vincent Luis e Dorian Coninx- partirão para mais uma chance de glória olímpica, além dos nosso brazucas Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold, Antonio Bravo, Manoel Messias e Miguel Hidalgo.

O Evento-Teste será a oportunidade perfeita para todos conferirem os percursos e até mesmo tentarem garantir com antecedência uma vaga nas equipes olímpicas de cada nação, conforme critério de suas federações.

ONDE E QUANDO ASSISTIR
Todas as provas estarão disponíveis ao vivo e sob demanda no TriathlonLIVE.tv.

Elite feminina – quinta-feira, 17 de agosto, 3am horário Brasil
Elite  masculina – sexta-feira, 18 de agosto, 3am horário Brasil
Paratriathlon – sábado, 19 de agosto, 3am horário Brasil
Revezamento Misto – Domingo, 20 de agosto, 3am horário Brasil

OS PERCURSOS
As provas individuais masculinas e femininas serão na distância Padrão: 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. O percurso de natação acontece no belo rio Sena, na base da ponte Alexandre III. Serão duas voltas no sentido anti-horário, e os atletas mergulharão de um pontão e passarão sob a ponte dos Inválidos nas duas voltas. Após sair da água pela rampa, fique atento aos 36 degraus que eles terão que subir para acessar a transição.

O percurso de ciclismo de 40 km é composto por sete voltas, a maior parte plana com algumas curvas técnicas. O percurso passa por lugares icônicos de Paris como o Grand Palais, o Petit Palais, a Champs Elysees e o Museu Orsay, para citar alguns. 26% do percurso de ciclismo tem paralelepípedos. Por fim, o percurso de corrida de 10 km é feito em quatro voltas de 2,5 km cada para cruzar a linha de chegada localizada na ponte Alexandre III.

A prova do Paratri será na distância habitual de Sprint: 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. A natação, como todas as outras provas, é no rio Sena, com uma volta prevista de 750m, passando por baixo da ponte dos Inválidos. O percurso de ciclismo de 20 km é composto por uma volta de 1,5 km e cinco voltas de 3,7 km cada, a maior parte plana e passando por alguns lugares icônicos de Paris. O percurso de corrida é constituído por uma ligação de uma volta de 1,2km e duas voltas de 1,9km cada.

Para o Revezamento Misto, a natação será de apenas uma volta de 300m. O ciclismo de 5,8 km é feito de duas voltas, a maior parte plana com algumas curvas técnicas e aproximadamente 32% do percurso de paralelepípedos. Por fim, a corrida de 1,8km consiste em duas voltas de 900m cada também com alguns trechos de paralelepípedos, para cruzar a linha de chegada na ponte Alexandre III.

OS PONTOS OLÍMPICOS
A cota total para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 será de 110 atletas (55 homens e 55 mulheres), com o período de qualificação de 27 de maio de 2022 a 27 de maio de 2024.

A França já qualificou uma equipe (2 homens e 2 mulheres) como país anfitrião. A equipe da Grã-Bretanha também se classificou como equipe no Campeonato Mundial de Revezamento Misto de 2022 (terminaram em segundo atrás da França, já classificada), assim como a Alemanha, como vencedora do Campeonato Mundial de Revezamento Misto de 2023.

Embora todas as Federações Nacionais e Comitês Olímpicos Nacionais não precisem divulgar a lista dos atletas que competirão nas Olimpíadas até 28 de maio de 2024, para algumas nações o evento Teste dará vagas automáticas para as Olimpíadas.

Para EUA, França, Austrália, Canadá, Alemanha, Nova Zelândia, Espanha, EUA ou Reino Unido, entre outros, um pódio ou mesmo um lugar entre os cinco ou oito primeiros em Paris significa garantir um lugar na seleção olímpica,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Go Longer Endurance Group

Sair da versão mobile