atletas de 18 países se reuniram na cidade de Portimão entre os dias 27 e 29 de outubro para as disputas do TRITON 3 Portimão. Última etapa do circuito TRITON World Series em 2023, a prova foi realizada no formato de triathlon exclusivo desenvolvido pelo TRITON, onde cada disciplina é disputada em um dia, otimizando tanto a alta performance quanto a entrada de novos adeptos à modalidade.
Os atletas podem escolher entre disputar a mesma distância (Short, Middle ou Long) nas três modalidades (natação, ciclismo e corrida), ou escolher distâncias distintas para cada prova, o sistema Mix & Match, sendo ranqueados exclusivamente em cada disciplina. Este sistema oferece flexibilidade na escolha das provas, além de permitir aos especialistas em cada uma das três disciplinas o melhor desempenho possível.
O TRITON 3 tem um sistema inovador de pontuação, onde o acumulado nos três dias é feito a partir da soma das colocações do atleta. A posição de chegada em cada uma das modalidades representa um ponto. Ou seja, quem fizer menos pontos, ganha. Se o atleta ficar, por exemplo, em 1º lugar na natação, 4º lugar no ciclismo e 2º lugar na corrida, somará ao final 7 pontos. Quem somar a menor pontuação, ou seja, fazer a melhor performance nos 3 dias, é consagrado como campeão. No triathlon tradicional, a classificação é estabelecida pelo tempo acumulado das três provas, com uma influência quantitativa de tempo, sendo menor na natação, maior no ciclismo e intermediário na corrida. O TRITON 3 equilibra a performance em cada modalidade, dando a todas as disciplinas o mesmo peso na classificação geral dos atletas.
RESULTADOS DA NATAÇÃO, SEXTA-FEIRA
Na sexta-feira (27), as águas cristalinas da região sul de Portugal foram palco das provas de natação, disputadas em três opções de distâncias: Short 1,2km, Middle 2,4km e Long 3,6km. Na distância Long, a suíça Carmen Mueller venceu no Feminino com um tempo de 57min58seg, seguida pela espanhola Leticia López, que finalizou a prova em 1h04min06seg. No Masculino Long, o português Gustavo Hachmeister teve o melhor desempenho, concluindo o percurso em 39min23seg. A segunda colocação ficou com o britânico Brian Fortune, com 45min20seg, seguido pelo português João Caçador, com 45min30seg.
Já na distância Middle, a colombiana Andrea Suarez liderou o pódio com um tempo de 30min08seg, seguida pela portuguesa Sara Colaço (35min26seg) e pela brasileira Jeane Abreu (43min13seg). O Middle Masculino quem venceu foi o espanhol José Gutierrez(30min12seg), seguido pelos portugueses Francisco Dias (31min11seg) e Miguel Carneiro (31min58seg).
O pódio da natação ficou completo com os atletas da distância Short, composto no feminino pela portuguesa Marina Zaborskaya (13min37seg), a holandesa Cora Dorst (15min28seg) e a portuguesa Helena Ribeiro (16min55seg). O Short masculino teve o grego Ioannis Drymonakos – atleta olímpico e sete vezes campeão europeu – na liderança, com um tempo de 11min51seg. Completaram o pódio o espanhol Marco Costa (15min06seg) e o português Rúben Fagundes (15min47seg).
RESULTADOS DO CICLISMO, SÁBADO
No sábado (28) foi a vez do ciclismo ganhar as ruas de Portimão, com percursos Short 30km, Middle 60km e Long 90km. A distância Long Feminino teve liderança da portuguesa Francielle Belo (2h30min29seg), acompanhada da suíça Carmen Mueller (2h36min18seg) e da espanhola Leticia López (2h50min27seg). No Long Masculino, o pódio foi dominado por atletas da casa: Fábio Morais (02:12min59seg), David Matos (2h13min17seg) e Bruno Rolim (2h16min03seg).
A distância Middle consagrou a brasileira Jeane Abreu, que fez o melhor tempo em 2h03min01seg, seguida pela portuguesa Sara Colaço, que terminou a prova em 2h12min35seg. O Middle Masculino teve outro português na liderança. David Alfeirão subiu ao topo do pódio com tempo de 1h33min39seg, seguido pelo espanhol José Gutiérrez (1h34min34seg) e o português Francisco Dias (1h39min21seg).
No Short Feminino, Marina Zaborskaya ganhou novamente (1h01min54seg), seguida de Gizela Rakowska (1h03min50seg) e Cora Dorst (1h04min49seg). No Short Masculino, Marcos Costa levou a melhor, com um tempo de 54min20seg. Completaram o pódio o portugueses Gonçalo Gameiro (54min41seg) e o brasileiro Luis Assunção (55min).
RESULTADOS DA CORRIDA, DOMINGO
O evento terminou neste domingo (29), com as provas de corridas Short 7km, Middle 14km e Long 21km. Na corrida Short Feminina, a portuguesa Marina Zaborskaya conquistou sua segunda vitória no evento, com um tempo de 33min18seg, seguida da polonesa Gizela Rakowska (34min55seg) e da também portuguesa Helena Ribeiro (35min44seg). O brasileiro Luis Assunção garantiu o primeiro lugar da distância Short Masculino, com 27min10seg. Completaram o pódio o espanhol Marco Costa (27min30seg) e o Victor Rodriguez (28min12seg).
“Estava em Portugal e surgiu a oportunidade de disputar a prova. É um formato diferente do que estamos acostumados no Brasil, porque são três dias e três provas. Parece fácil, mas ela é mais complexa e mais difícil do que parece. Tem o desgaste do dia anterior e você não sabe como estará no último dia”, afirmou Luis Assunção. “É um formato diferente e acho que será legal. Será um diferencial no Brasil. A prova de Salvador, no formato tradicional de triathlon, também promete”, concluiu o campeão.
Na corrida Middle Feminina, Raquel Carreras levou a melhor, com o tempo de 1h07min16seg. Ana Vendeira (1h08min44seg) ficou na segunda colocação e Sara Colaço (1h14min26seg) na terceira. Já no Middle Masculino, Leo Teissl fez o melhor tempo (49min43seg), seguido por David Alfeirão (54min46seg) e Thiago Cristo (55min07seg).
A disputa na corrida Long Feminina consagrou Letícia López, que venceu com um tempo de 1h40min57seg. Ela foi acompanhada no pódio por Carmen Mueller, que finalizou a prova em 1h58min49seg. Já no Long Masculino, Tomás Swift-Metcalfe foi o grande vencedor, terminando a corrida em 1h20min20seg. O segundo colocado foi Bruno Rolim, com um tempo de 1h21min49seg, seguido por Luis Insua(1h22min59seg).
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Os atletas que disputaram as três modalidades na mesma categoria (Short, Middle e Long) concorriam ainda à classificação geral, que considera os pontos conquistados nas três provas.
A categoria Short Feminina teve a portuguesa Marina Zaborskaya na primeira colocação, vencendo as três provas e conquistando a melhor pontuação possível, 3 pontos. A polonesa Gizela Rakowska ficou na segunda posição, seguida pela também portuguesa Helena Ribeiro, ambas com 14 pontos. No Short Masculino, o espanhol Marco Costa ficou em primeiro, com 4 pontos. O brasileiro Luis Assunção ficou em segundo e o português Ruben Fagundes na terceira posição, ambos com 10 pontos. Com o empate por pontos, o número de vitórias é usado como critério de desempate.
Na categoria Middle Feminina, a portuguesa Sara Colaço foi a melhor, com um total de 6 pontos. A brasileira Jeane Abreu ficou com a segunda colocação, com 7 pontos. A categoria Middle Masculino teve o espanhol José Gutierrez na liderança, com 6 pontos. O pódio foi completado por dois atletas portugueses, David Alfeirão, com 7 pontos, e Luis Santos, com 11.
A categoria Long Feminino consagrou a suíça Carmen Mueller, que ficou com 4 pontos. A espanhola Leticia López ficou em segundo, com 5 pontos. Entre os homens, os portugueses tiveram hegemonia na categoria Long. Bruno Rolim foi o melhor, com 7 pontos. João Caçador (9 pontos) e Stefano Silvestre (12 pontos) completaram o pódio.
Por fim, nas disputas em equipe, o time formado por Miguel Carneiro, Gonçalo Cardoso e João Nunes conquistou a primeira colocação, com 3 pontos. O segundo lugar ficou com a equipe composta por Leandro Fonseca, Pedro Caracol e Rui Ferraz, com 6 pontos.
“Foi um final de semana mágico para o TRITON, realizado em uma região lindíssima. Foi a segunda edição do TRITON 3 Portimão, que, novamente, acolheu muito bem o evento e superou todas as nossas expectativas. Todo o ambiente, o astral, as grandes performances que os atletas entregaram, toda da integração entre o time da produção, operação, familiares, torcedores e as autoridades do local, tudo foi incrível. Terminamos orgulhosos com essa entrega, mas não paramos de trabalhar. Temos caminhos de expansão enorme, cada vez mais animados e motivados sabendo que vamos explorar ao máximo o potencial da marca”, explicou André Gracindo, Diretor Executivo do TRITON.
Todos os resultados da Triton 3 Portimão podem ser conferidos no site oficial do evento aqui
PRÓXIMA PARADA, BRASIL
Em 2024, o TRITON World Series inicia sua expansão internacional, que terá início no Brasil. O TRITON 1 Salvador será realizado na capital soteropolitana no dia 14 de abril. “Nossa próxima prova confirmada é a estreia no Brasil, em Salvador, no dia 14 de abril. Muitos eventos estão no forno e iremos surpreender o mercado. Estamos aqui para ganhar: ‘Here to Win’, como dizemos no TRITON”, explica André Gracindo.
O circuito terá ainda o TRITON 1 Lisboa, que acontecerá no dia 4 de maio de 2024, retornando à capital portuguesa depois do sucesso de 2023. Além destes, outros destinos serão anunciados em breve. As inscrições para as etapas de Salvador e Lisboa já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do TRITON.
O TRITON World Series é um empreendimento da Blue Orange, em sociedade com a 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e a Soul Race USA.
Sobre o TRITON – Um novo circuito mundial de triathlon com três formatos de competição distintos, o TRITON 1, uma competição no formato tradicional de um dia, o TRITON 3, uma das maiores inovações da marca e que consiste numa prova única por etapas que separa a natação, o ciclismo e a corrida em três dias consecutivos e o Gym Series, um projeto que promete levar o triathlon para dentro das academias com o propósito de introduzir e facilitar a iniciação à prática da modalidade. Através do Gym Series os participantes terão acesso a benefícios especiais para depois participarem nas provas do circuito TRITON.
Todas as provas do TRITON oferecem sempre três distâncias, curta, média e longa e múltiplas opções de participação por escalão de idade, gênero e equipes empresariais. Vale ressaltar que a divisão do Mix & Match que permite os participantes selecionarem a distância que preferem em cada esporte, natação, ciclismo e corrida, escolhendo assim fazer as distâncias preferidas, em cada esporte.