Se você já se lesionou e teve que fazer fisioterapia, está familiarizado com o conceito de reabilitação. Mas se você pudesse estar um passo à frente, fazendo exercícios que pudessem prevenir lesões esportivas e melhorar a performance? Este é o conceito do pré hab.
Triatletas profissionais como Kristian Blummenfelt, Lucy Charles e a veterana Dede Griesbauer já incluíram a pré reabilitação na rotina de treino.
Tradicionalmente o préhab era somente usado para preparar articulações e certos músculos ant es de uma cirurgia. Segundo estudos, ele ajudava na melhora da dor pós cirúrgica, diminuía o tempo de internação e melhorava a função muscular mais rapidamente.
Logo começou a ser utilizado em atletas com a finalidade de prevenir lesões, automatizar os movimentos, melhora da capacidade dinâmica. Todos estes fatores somados levavam àmelhora da performance.
View this post on Instagram
O préhab é composto por 3 componentes:
1. MOBILIDADE E ESTABILIDADE
O objetivo é ter equilíbrio entre mobilidade e estabilidade. Ter muito de um e pouco do outro pode levar a padrões de movimentos potencialmente prejudiciais e aumentar as chances de lesão.
2. ATIVAÇAO MUSCULAR
Significa aquecer o musculo ou grupamento muscular específico que será usado durante o treino, seja com peso corporal ou elástico. Eles não a função de fortalecer o musculo e sim ativá lo. A ativação ajuda aquecendo os tecidos, acostumando a articulação a se mover em toda sua amplitude de movimento e ativando a conexão cérebro músculo para que você sinta e entenda o posicionamento correto da articulação.
3. FORÇA E CONDICIONAMENTO
Estes exercícios ajudam a reduzir o risco de lesão, aumentam a força em áreas especificas e geralmente trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo.
QUEM DEVE FAZER
Atletas de todos os níveis. Quanto mais avançado, maior a necessidade. Movimentos repetitivos e o estresse diário do treino causam efeitos negativos no corpo como rigidez de grupos musculares ou desequilíbrio de força, coordenação ou estabilização.
QUANDO FAZER
– 3 ou 4 exercícios de aquecimento ou desaquecimento
– Um treino com foco nas fraquezas do atleta
– Um treino completo para dias off ou descanso ativo.
COMO INCLUIR NA ROTINA
-Mobilidade- dependendo da necessidade, um pouco todo dia.
-Ativação muscular- antes de cada treino, como aquecimento.
-Força- Dando intervalo de 2 dias para recuperação.
É importante lembrar que o pré-hab é feito de forma individualizada para cada atleta, de acordo com seu esporte, lesões, desequilíbrios musculares e restrições de movimentos. Então procure um profissional habilitado antes de incorporá-lo na sua rotina de treinos.
Bons treinos!
Fabíola Vieira
Fisioterapeuta/triatleta amadora