Após um dia de luto quando o jovem ciclista talentoso da equipe Bahrain Victorius, Gino Maden, faleceu ao cair no trecho final da Volta da Suiça, durante a 5ª etapa, o evento teve seu retorno neste sábado com a 7ª etapa. A 6ª etapa foi neutralizada em homenagem ao suíço.
O ciclista morreu um dia depois sofrer uma forte queda durante a disputa do Tour de Suisse. O atleta de 26 anos havia caído numa ravina depois de percorrer uma das descidas mais velozes da quinta etapa, a ser finalizada em La Punt, na Suíça.
“Gino perdeu sua batalha ao não conseguir se recuperar das graves lesões que sofreu”, anunciou a equipe Bahrain-Victorious. “Apesar dos melhores esforços da fenomenal equipe do hospital, Gino não conseguiu superar seu maior e final desafio. E, às 11h30 (horário local), nós nos despedimos de uma das luzes mais brilhantes do nosso time.”
Os paramédicos haviam encontrado o ciclista imóvel dentro da água, após a forte queda, na quinta-feira. Eles fizeram uma reanimação cardiopulmonar (CPR) no atleta antes de ele ser transferido para o hospital através de um helicóptero.
“Nossa equipe toda está devastada por este trágico acidente. Nossos pensamentos e orações estão com a família de Gino e seus entes mais queridos neste momento de incrível dificuldade”, afirmou a equipe do ciclista, em comunicado.
A equipe Bahrain-Victorious se retirou da competição neste sábado.