News

Yee e Wilde palmo a palmo na disputa do mundial em Pontevedra

Grand Final Pontevedra, ESP, neste sábado, define o mundial de triathlon olímpico com disputa em aberto entre os favoritos Alex Yee (ING) e Hayden Wilde (NZL). Messias e Hidalgo na disputa

Ano passado na Grand Final em Abu Dhabi, o que parecia impossível aconteceu com a estrela francesa Leo Bergere conquistando uma grande vitória – levando o título mundial para casa.

Ele precisava que o inglês Alex Yee não terminasse melhor que um quarto lugar e  Hayden Wilde não terminasse melhor que a sexta colocação para levar o título. E foi exatamente aí que terminaram os dois favoritos, permitindo a Bergere somar 357 pontos e conquistar o título mundial inédito.

Assim como fizeram em 2022, Yee (3.498 pontos) e Wilde (3.331 pontos) dominaram a World Triathlon Championship Series (WTCS) este ano, com Yee conquistando três vitórias contra duas de Wilde.

Se algum deles vencer no sábado, levará o título mundial – é simples assim.

POR FORA
De todos os outros candidatos, o português Vasco Vilaça (3.283 pontos) está na melhor posição para fazer um “Bergere” e chegar ao topo do pódio. Bergere (3.013 pontos) precisará de outra grande vitória e quase um colapso dos homens à frente na classificação (Yee, Wilde e Vilaca precisam terminar em oitavo, sétimo e quinto, daí para pior, para que isso aconteça). O compatriota de Bergere, Dorian Coninx (2.987). pontos), também está matematicamente na disputa.

Em teoria, Matt Hauser e Kristian Blummenfelt poderiam ganhar o título mundial, mas precisariam de quase todos os homens à sua frente na classificação não terminem a prova.

FAVORITOS
Não é difícil imaginar uma dinâmica em que Yee e Wilde se marquem e procurem garantir um resultado superior à frente do outro, deixando uma janela aberta para outro atleta vencer a etapa final. Você pode colocar nomes como o francês Pierre Le Corre e o americano Morgan Pearson nessa lista, junto com Kristian Blummenfelt, além dos brasileiros Miguel Hidlago e Manoel Messias.

O medalhista de ouro norueguês em Tóquio terminou focou em provas  de curta distância e passou as últimas semanas se preparando para esta grande final. Ele sem dúvida irá controlar o ritmo do ciclismo e, em seguida, tentará vencer na corrida.

A transmissão ao vivo  começará ao meio-dia deste sábado no TriathlonLive.TV. A prova feminina acontece no domingo.

Confira o start list da Elite Masculina aqui

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Go Longer Endurance Group

Sair da versão mobile